Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe


A secretaria de saúde de Ilhota iniciou nesta segunda-feira (25) a tradicional Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em 2011, a grande novidade é a inclusão das crianças de seis meses a menores de dois anos e gestantes entre os segmentos a receberem o medicamento. Até o ano passado, a iniciativa era direcionada aos idosos e aos profissionais dos serviços de saúde.

Para a secretária Jocelene da Silveira, a inclusão destes dois grupos é um grande avanço. “Nos últimos anos e, principalmente em 2010, na pandemia da gripe A pudemos observar o quanto as gestantes e as crianças são vulneráveis às complicações causadas pelos vírus da gripe. Trata-se de uma grande ação de saúde pública no sentido de prevenir as infecções pela gripe, principalmente as pneumonias”, afirmou.

O prefeito Ademar Felisky reforça que a vacina é totalmente segura. Ela é fabricada com os vírus inativos dos tipos mais comuns de gripe. “Para os idosos a dose é única. Para as crianças o esquema completo inclui duas doses, a segunda 30 dias após a primeira”, informou. A vacina protege contra os três principais vírus que estão em circulação no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

Esta sexta-feira (30) será o dia D  em todos os postos de saúde A campanha vai até 13 de maio. As doses estão disponíveis em todas as unidade de saúde do município.

Mais sobre a gripe

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s