Municípios recebem treinamento para utilização da nova versão do sistema Cadastro Único


Secretários e técnicos das áreas de Habitação e Assistência Social da região participaram, na manhã desta quinta-feira (18), de uma capacitação promovida pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, com o intuito de orientar os profissionais para a utilização da nova versão do sistema Cadastro Único, instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total.

O treinamento foi realizado por técnicos da Caixa Econômica Federal, e se deu em função da dificuldade que muitos municípios vêm enfrentando na operacionalização do novo sistema. A inserção de dados no Cadastro Único é uma exigência do Ministério das Cidades para a inclusão de beneficiários em programas sociais. “Ainda estamos nos adaptando a esta nova versão. Viemos buscar hoje esclarecimentos que nos auxiliem na utilização correta do sistema”, declarou a diretora de planejamento da Secretaria de Habitação de Itajaí, Denise Maria Reig.

Com a nova versão, o Cadastro Único passará a funcionar online, podendo ser consultado e abastecido em qualquer lugar do país, o que facilitará o acesso às informações. Conforme o gerente de programas sociais da Caixa Econômica Federal de Santa Catarina, Humberto Ordine Graça, o sistema deverá gerar ganho em escala, dependendo da movimentação do gestor. “Isso irá proporcionar uma melhor realidade local, pois permitirá que o gestor planeje em cima das informações do Cadastro Único em tempo real”, avalia.

Para a gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Leda Mara de Souza, embora haja certa dificuldade na fase inicial de transição do sistema, grandes melhorias serão proporcionadas com a utilização da nova versão, como já vem ocorrendo no município de Blumenau. “O Cadastro Único vai permitir uma melhor gestão dos recursos a serem aplicados na Habitação pelos municípios”.

Fonte: Camila Raymundi, assessora de comunicação social da AMFRI.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s