Defesa Civil de Camboriú recomenda: ajude a evitar deslizamentos!


Períodos de chuvas intensas trazem consigo além da preocupação com cheias, a existência de muitos focos de erosão, na sua maioria, provocados pela ação humana como lixo jogado nas encostas, desmatamentos e corte de morros.

De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil, Carla Rosana Krug, “os atendimentos mais frequentes em que ocorrem deslizamentos de terra sobre residências são resultantes da falta de critério e conhecimento com que as pessoas fazem cortes em morros, tanto moradores quanto operadores de máquina que não tem experiência e tampouco seguem projetos”, declara.

Muitas vezes a lei é burlada nos finais de semana ou em feriados quando a fiscalização funciona em regime de plantão. “Temos que trabalhar a prevenção e buscar parceria com a comunidade tanto para que as pessoas procurem a prefeitura antes de fazerem cortes em taludes e terraplanagens, e denunciem quem faz estes trabalhos sem licença e projeto, cortes tresloucados em morros são um crime tão grave quanto corte de árvores”, enfatiza Carla.

“Tenho certeza que o trabalho em conjunto dos órgãos da prefeitura deverá surtir resultado e diminuir focos de erosão, inclusive, há alguns dias enviei ofício a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que esta remeta correspondência e cópias das leis ambientais, de uso e ocupação do solo e restritivas, as empresas de terraplanagem estabelecidas ou que praticam atividades em Camboriú, para que estas não venham a alegar desconhecimento”, afirma a Coordenadora.

Importante saber

Todo trabalho de terraplanagem ou corte de encosta precisa de análise de projeto e licença da prefeitura e deve ser requerida na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo Carla Krug, “a segurança de nossas famílias é responsabilidade de cada um, de cada cidadão, obras de qualquer tipo sejam de terraplanagens ou edificações de casas, têm lei que as regulamentam, e estas devem ser seguidas sob pena de perdermos bens materiais e vidas”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Camboriú.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s