O que acontece quando uma pessoa morre?


Para onde ela vai? Esta é uma pergunta que intriga muitas pessoas. Alguns acham que morreu, morreu. Acabou!. Outros acreditam numa alma que vai para o céu ou para o inferno. Outros acham ainda que os espíritos dos mortos ficam perambulando por aí para ajudar ou assustar alguém.

Afinal, qual a verdade?

Jesus, em oração ao seu Pai, falou: “A tua palavra é a verdade” (João 17:17). Partindo desse princípio, a verdade sobre qualquer assunto se encontra na Bíblia, a palavra de Deus, e sem mistérios. Por isso, tire um tempo para meditar em alguns pontos importantes:

Será que todas as pessoas boas vão para o céu?

Segundo as Escrituras, não. Davi foi um servo leal de Deus, que inclusive teve o privilégio de ser o descendente do prometido Messias. No entanto, Atos 2:34 diz claramente: “Porque Davi não subiu aos céus”. Mesmo sendo uma pessoa boa do ponto de vista de Deus, Davi não foi para o céu. Em vez disso, o próprio Davi escreveu: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para todo sempre” – Salmo 37:29. Davi, tinha portanto, a esperança de viver para sempre aqui na Terra, não no céu.

Será que os maus vão para o inferno de fogo?

A Bíblia não fala da existência de um inferno de fogo. Antes ela usa o fogo como um símbolo de destruição. Raciocine o seguinte: imagine que você seja pai ou mãe e seu filho cometa uma falta grave. Você colocaria a mão de seu filho no fogo como punição pelo seu erro? Obviamente que não. A Bíblia fala em 1º João 4:8 que “Deus é amor”. Não diz que Deus tem amor, mas que ele é amor. Um Deus de amor jamais puniria os seres humanos com fogo eterno. O inferno de fogo é portanto um símbolo apropriado utilizado por Deus para frisar que os que não fazem a sua vontade serão destruídos, eliminados. O Salmo 37:9 evidencia isso: “Os próprios malfeitores serão decepados”.

Será que existe uma alma que sobrevive ao corpo?

A Bíblia não diz que temos uma alma, mas que somos uma alma, conforme Gênesis 2:7. uma diferença enorme entre ser e ter. Por exemplo: você tem um carro, você não é um carro. Se a Bíblia diz somos uma alma, logo não temos uma alma. Não há nada em nós que sobreviva após a morte. Pense no seguinte: se quando a pessoa morre a alma vai para o céu, por exemplo, por que Jesus teve que ser ressuscitado?

O que é a morte?

Imagine uma vela acesa. Quando você assopra, o fogo se apaga. Para onde foi o fogo? Para lugar nenhum. Simplesmente deixou de existir. A morte é assim também: a pessoa deixa de existir. Isto está em harmonia com Eclesiastes 9:5, que diz: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento”.

Que esperança há então para os mortos?

A Bíblia fala da ressurreição. Em João 5:28,29 Jesus disse que “todos os que estão nos túmulos memoriais sairão. Os que fizeram coisas boas para uma ressurreição de vida; os que praticaram coisas ruins para uma ressurreição de julgamento”. Isso vai acontecer quando se cumprir a profecia de Mateus 6:9,10conhecida como oração do Pai Nosso. “Venha o teu reino e seja feita a tua vontade na terra como no céu”. Quando o reino de Deus se estabelecer na terra “não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” – Apocalipse 21:4. Todos viverão felizes para sempre. Deus devolverá aos humanos o que Adão e Eva jogaram fora: a vida eterna no paraíso terrestre.

Artigo envido por email do amigo Luiz “Bebeto” da Silva.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s