EUA ameaçam cortar ajuda econômica caso Estado palestino seja reconhecido


Os Estados Unidos podem suspender a ajuda econômica aos palestinos, caso eles continuem buscando o reconhecimento do Estado palestino ou sua integração como membro de direito na ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira (26/08) pelo cônsul geral dos EUA em Jerusalém, Daniel Rubinstein, ao dirigente da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), Saeb Erekat. Os dois se encontraram na cidade de Jericó, na Cisjordânia, segundo comunicado da organização palestina.

Washington tem intenções de vetar qualquer resolução no Conselho de Segurança da ONU relacionada ao reconhecimento de um Estado palestino independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, que esteja fora das fronteiras estabelecidas em 1967, assim como a solicitação da adesão plena exigida pelos palestinos na organização internacional.

Rubinstein declarou que os EUA suspenderão qualquer apoio financeiro à ANP (Autoridade Nacional Palestina), se esta insistir no reconhecimento na ONU, segundo informou a agência de notícias oficial da ANP, Wafa.

O cônsul americano disse a Erekat que Washington considera “inútil” que os palestinos recorram à ONU em busca do reconhecimento e que o recomendável seria chegar à paz com Israel através de negociações diretas.

Erekat se reuniu com o representante da União Europeia para a ANP, Christian Burger, que considerou que o incentivo a um Estado palestino nas fronteiras prévias à Guerra dos Seis Dias agilizará o processo de paz e a solução do problema enfrentado pelos dois Estados.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s