Palestinos apresentarão pedido de admissão à ONU na sexta-feira


Cadeira azul simbolizando a aspiração da Palestina a um assento na ONU

O Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse hoje (19/09) ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, quepretende apresentar nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, um pedido para a Palestina se tornar um Estado-Membro das Nações Unidas. Durante o encontro, que teve lugar na Sede das Nações Unidas paralelamente a 66ª Sessão da Assembleia Geral, Ban Ki-moon disse a Abbas que iria exercer suas funções de acordo ao estabelecido na Carta das Nações Unidas.

De acordo com as disposições da Carta, o Secretário-Geral tem a tarefa de verificar a solicitação de afiliação à ONU, e enviá-la ao Conselho de Segurança e à Assembleia Geral. O pedido de afiliação é então analisado pelo Conselho, que decide se deve ou não recomendar a admissão à Assembleia Geral. Caso positivo, a Assembleia Geral aprova uma resolução para a admissão de um novo Estado-Membro.

“O Secretário-Geral reiterou  seu apoio à solução de dois Estados e ressaltou seu desejo de garantir que a comunidade internacional e as duas partes possam encontrar um caminho para a retomada das negociações dentro de um quadro legítimo e equilibrado”, afirmou o porta-voz de Ban Ki-moon.

As negociações de paz entre israelenses e palestinos estão paralisadas desde o final de setembro de 2010, após a recusa de Israel de estender o congelamento de 10 meses da atividade de assentamento no território palestino ocupado. Essa decisão levou Abbas a retirar-se das negociações diretas com o Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu, que tinham sido retomadas poucas semanas antes, depois de um hiato de dois anos.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s