Fernando Henrique Cardoso recebe maior símbolo de bravura catarinense


O sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, recebeu o maior símbolo de bravura catarinense, nesta quinta-feira (6). A medalha do Mérito Anita Garibaldi foi entregue pelo governador Raimundo Colombo, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. A honraria é dada aos cidadãos que se destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil. “Fernando Henrique merece este reconhecimento por uma questões de justiça. Como homem público e cidadão brasileiro ele deu uma grande contribuição ao país. Não só no plano real ou no modelo da ação social que ele criou, mas principalmente pelo exemplo que a figura FHC representa para todos nós”, destaca o governador.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1931, Fernando Henrique afirmou-se desde o final dos anos 60 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos na análise de temas como os processos de mudança social, desenvolvimento e dependência, e democracia. “Meus primeiros trabalhos como sociólogo se desenvolveram em Santa Catarina. É um imenso orgulho para mim, hoje, retornar a este Estado, observar o quanto ele cresceu e saber que contribuí para este desenvolvimento”, afirmou Fernando Henrique Cardoso.

O ex-presidente destacou, ainda, que as ações que realizou em prol do Brasil só foram possíveis com o envolvimento político de diversas frentes que unidas fizeram o país sair da crise. “Se foi possível fazer alguma coisa pelo Brasil, em determinado momento, não foi virtude pessoal minha. Se tive algum mérito foi de sentir que era chegada a hora de juntar todos e unificar forças para realizar mudanças que fizessem o país progredir. Quando se está em momento de crise é mais fácil abrir novos caminhos”, disse FHC.

O mérito Anita Garibaldi foi criado em 1972 e agracia pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras que se destacaram no campo de suas atividades de forma notável ou relevante e que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado ou do país. “Nesta manhã, eu recebo essa homenagem generosa e que me deixa satisfeito. Ser condecorado com a Medalha Anita Garibaldi, pelo que ela simboliza, é muito gratificante para mim. Só espero que este reconhecimento feito hoje possa ser lembrado por muito tempo”, concluiu Fernando Henrique.

FHC

Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), o agraciado com a Medalha é hoje presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, e co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia.

Em 2010, liderou a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas, organização não-governamental de abrangência internacional. Fernando Henrique também é presidente da Comissão Independente sobre Aids e o Direito e membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s