Estruturação das Defesas Civis municipais está entre as ações previstas pelo Estado para 2012


Secretário Geraldo Althoff falou aos coordenadores de Defesa Civil da região sobre os investimentos no setor e garantiu apoio aos municípios da AMFRI.

Secretário Geraldo Althoff falou aos coordenadores de Defesa Civil da região sobre os investimentos no setor e garantiu apoio aos municípios da AMFRI.

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Geraldo Althoff esteve reunido na manhã desta quarta-feira (09), com membros do Colegiado de Coordenadores de Defesa Civil (CODEC), órgão vinculado à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, que congrega as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

O objetivo da reunião era demonstrar a organização da região através da constituição do CODEC, apresentar as ações desenvolvidas pelo órgão durante os eventos climáticos de setembro de 2011, solicitar investimentos do Estado na estruturação das Defesas Civis municipais e conhecer as ações do governo para o setor em 2012.

Althoff agradeceu o convite e classificou como louvável a iniciativa da região da AMFRI em constituir o colegiado. O Secretário também aproveitou a oportunidade para falar das ações previstas pelo Estado para o próximo ano. Entre elas a regionalização das Defesas Civis municipais, de acordo com as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional espalhadas pelo estado. Na opinião de Althoff, a regionalização tornaria a relação entre a Secretaria de Estado e as Defesas Civis municipais mais efetiva e rápida.

Outra ação prevista para 2012 seria a implementação de um projeto de estruturação das Defesas Civis municipais, com base no número de habitantes e nas peculiaridades de cada município. “Pretendemos investir nas equipes e na criação dos fundos municipais e das Secretarias de Defesa Civil para apoiar as ações das coordenadorias”, explicou Althoff.

Solicitações da região

Após a fala do secretário, que se mostrou bastante solícito às reivindicações do colegiado, foi a vez dos coordenadores regionais apresentarem suas solicitações. Para o coordenador de Defesa Civil de Penha e presidente do CODEC, Johnny Eurico Coelho, embora os investimentos em prevenção sejam prioridade, outras áreas merecem atenção especial. “Sentimos a necessidade de fortalecimento das nossas coordenadorias em prevenção, resposta e também em recursos para o atendimento”, declarou.

Na lista de solicitações da região estão: a disponibilização pelo Estado de três profissionais (engenheiro, geólogo e biólogo) para prestarem assessoria na elaboração de pareceres; a estruturação das Defesas Civis da região; e o apoio do Secretário Geraldo Althoff na obtenção de recursos para a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s