Prefeitos conhecem alternativas de produção de energia renovável


Gestores públicos conhecem usina de biogás

A pequena Demmin, município localizado no estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental , na Alemanha, recebeu na tarde desta quarta-feira (16) a comitiva da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O motivo da visita foi conhecer a produção de biogás através da usina  localizada na cidade.

Conforme o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn, o potencial do empreendimento é a capacidade de utilizar aproximadamente 38 toneladas por dia de cereais e silagem de milho para a produção de biogás, suficiente para abastecer 2 mil habitações com água quente.

O prefeito explica ainda que na região da usina os agricultores garantem a produção da silagem de milho, enquanto que a usina garante preços praticados no mercado, de forma que ambos sejam beneficiados e garantam a matéria-prima necessária para manter a produtividade da usina.

Para o chefe de gabinete de Rio dos Cedros, Pedro Claudino dos Santos Junior, o processo é muito bom, uma vez que os agricultores não utilizam adubo químico e isso contribui para o meio ambiente. “O Médio Vale também possui grande potencial energético, pois temos usinas e pequenas centrais hidrelétricas. Com esta nova experiência podemos avaliar novas alternativas de produção de energia sem impacto na natureza” analisa.

A programação faz parte da Missão Internacional Alemanha, Espanha e Suécia organizada pela AMMVI que desembarcou dia 13 na Europa.

Saiba mais

O biogás é o produto natural da decomposição de qualquer substância orgânica de origem animal e vegetal devido à atividade de bactérias que se desenvolvem em um ambiente sem oxigênio. As maiores fontes do gás metano são os excrementos de animais (inclusive de seres humanos), os depósitos de lixo orgânico e qualquer outra matéria orgânica passível de decomposição.

A produção do biogás nas usinas de biogás evita a emissão descontrolada do metano na atmosfera, gerando energia renovável e reduzindo o uso dos combustíveis fósseis.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s