Oficina de governança ambiental em Penha


Governança Ambiental

O ciclo de oficinas de Governança Ambiental para a próxima etapa, será realizada no município de Penha, no dia 02 (sexta-feira), às 14h na Câmara de Vereadores do município.

Trata-se de um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI cuja coordenação geral é dos Professores Dr. Ricardo Stanziola Vieira, Magda Cristina Franco e Guilherme Nazareno Flores, da UNIVALI.

A temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresas, ONGs, associações, imprensa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e todas organizações da sociedade civil) para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí (Região da AMFRI).

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões.

Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil e é nela em que nos encontramos.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.

O produto final, além da capacitação de gestores públicos e lideranças neste tema tão importante que é a governança ambiental, será um relatório em formato de livro sobre o diagnóstico realizado que servirá como fonte de consulta.

As próximas etapas são

  • 01/12 – Ilhota ( às 14:00 horas na Câmara de Vereadores )
  • 02/12 – Penha ( às 14:00 horas na Câmara de Vereadores )
  • 06/12 – Itajaí ( às 09:00 horas na Câmara de Vereadores )
  • 07/12 – Navegantes ( às 14:00 horas Câmara de Vereadores )

Mais informações

Anúncios

Uma resposta em “Oficina de governança ambiental em Penha

  1. Caros amigos interessados na oficina de Governança Ambiental em Itajaí,

    A Oficina estava agendada para o dia 6, às 0900h na Câmara de Vereadores de Itajaí, contudo, a administração da própria Câmara de Vereadores cancelou o evento por questões internas, restando então, marcar nova data.

    Agradeço pela compreensão.

    Guilherme Flores

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s