Alunos de escolas municipais travam batalhas em Itapema


Peças e tabuleiro em tamanho grande ajudam a ter uma melhor visão de jogo em comparação ao tabuleiro convencional.

Peças e tabuleiro em tamanho grande ajudam a ter uma melhor visão de jogo em comparação ao tabuleiro convencional.

As escolas da rede municipal de ensino de Itapema viraram cenário de grandes batalhas nessa semana. Exércitos formados por alunos lideram reis e peões com o objetivo de dominar o inimigo, deixá-lo sem movimento e chegar ao território do oponente. Estratégia, atenção e trabalho em equipe são as lições para vencer a disputa, que tem como campo de batalha um grande tabuleiro.

O Xadrez Gigante foi implantado nessa semana em cinco unidades de ensino de Itapema que desenvolvem o projeto Xadrez nas Escolas, a partir da iniciativa do professor Róger Rodrigues Urrutia. A atividade tem o objetivo de incentivar o aprendizado da modalidade de forma criativa e divertida.Clique aqui e baixe a imagem em alta resolução.Peças e tabuleiro em tamanho grande ajudam a ter uma melhor visão de jogo em comparação ao tabuleiro convencional

As crianças realizam um pré-jogo enxadrístico, para treinar melhor o domínio do movimento, captura e promoção do peão. No Xadrez Gigante cada aluno cuida apenas de uma peça e outros dois são os comandantes dos exércitos. Algumas das peças medem mais de um metro de altura.

De acordo com o professor Róger Rodrigues Urrutia, a utilização do material faz com que o aluno tenha uma visão de jogo mais ampla e mais atenta do que com o tabuleiro convencional. “A atividade também estimula o trabalho em equipe, pois as peças podem ajudar o capitão a tomar suas decisões para alcançar o objetivo final”, explica.

Xadrez nas escolas

A Prefeitura de Itapema, por meio de uma parceria entre as secretarias de Esporte, Cultura e Lazer e de Educação, desenvolve o projeto Xadrez nas Escolas em instituições da rede municipal de ensino. O objetivo da ação é aproveitar a modalidade como ferramenta pedagógica, que leve para um bom desempenho escolar, além de ajudar no desenvolvimento da atenção, da concentração e do raciocínio lógico.

O xadrez tem sido desenvolvido há três anos em Itapema nas escolinhas esportivas como elemento de inclusão social. Os atletas de destaque participam de um trabalho de rendimento, para representar Itapema em competições oficiais. Por ser uma atividade orientada por regras, o xadrez permite também trabalhar aspectos relativos à disciplina, a ética, a moral que são fundamentais na construção de valores importantes para a formação da cidadania.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s