Estado reforça segurança na região de Blumenau


Estado reforça segurança na região de Blumenau

O governador Raimundo Colombo participou, nesta quarta-feira, 23, de uma série de atos que vai garantir mais segurança à população da região de Blumenau. Durante solenidade no 10º Batalhão da Polícia Militar, foi feita a entrega de viaturas e o anúncio da incorporação de oficiais aos efetivos da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Colombo também assinou o edital para a compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento e o contrato de locação do prédio que vai servir de nova sede para o batalhão da Polícia Militar.

Colombo afirmou que essas ações eram uma das principais demandas da população local e que o governo fez questão de trazer as respostas aos moradores. “Isso dá qualidade ao serviço de segurança pública. Embora as estatísticas apontem o nosso estado como um dos mais seguros do país, ainda temos que corrigir os índices de violência. Investir na segurança é uma grande obra.”

Para o comandante do batalhão de Blumenau, tenente-coronel Cláudio Koglin, em épocas de cheias, a sede sempre era atingida, o que provocava um grande transtorno exatamente no momento em que a comunidade mais precisava dos serviços dos policiais. “Agora, vamos para um lugar seguro, livre das enchentes. Assim, teremos mais mobilidade para prestar socorro a quem precisa.” Diante dessa necessidade, o governador Raimundo Colombo pediu agilidade no processo de transferência.

Também foram feitos investimentos no Instituto Geral de Perícias – IGP. O governo fez o repasse de cinco novas viaturas. Três veículos serão utilizados para serviços operacionais, um será destinado à perícia ambiental e uma caminhonete irá para o transporte de cadáveres. O instituto, que recentemente recebeu seis novos peritos, também conta com um laboratório de balística equipado com um microcomparador, o que tornou possível realizar, em Blumenau, serviços que antes precisavam ser encaminhados a Florianópolis.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba, destacou o trabalho que vem sendo feito no reforço do efetivo das unidades. Na Polícia Civil, houve o incremento de 15 novos policiais após a formatura de abril de 2011. Com as formaturas que irão ocorrer em agosto e outubro de 2012, a cidade e região de Blumenau serão contempladas com reforços no efetivo de 510 policiais civis, entre delegados, escrivães, psicólogos e agentes policiais.

Já na Polícia Militar, além do efetivo de 84 soldados que ingressaram na corporação em 2011 e no início deste ano, serão formados, a partir do mês de julho, 27 novos soldados que deverão permanecer lotados na própria cidade. A instituição também recebeu cinco viaturas para o trabalho ostensivo. Outros cinco veículos foram entregues à Delegacia Regional de Polícia.

No Corpo de Bombeiros, dos 250 novos soldados em formação em Santa Catarina, 39 alunos estão em curso no Batalhão de Bombeiro Militar de Blumenau. Após a conclusão, serão lotados para trabalhar na região.

Outro grande investimento foi a assinatura do edital que autoriza a compra de 54 novas câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos serão instalados na Central Regional de Emergência de Blumenau, que hoje já conta com 36 aparelhos em funcionamento na área central da cidade. As novas câmeras serão colocadas em bairros que concentram grande movimentação de pessoas e operações comerciais. Para o major Sérgio Maliceski, que trabalha na central, as câmeras tornam o trabalho mais ágil e eficiente. “É possível perceber que, além de aumentar a sensação de segurança, nos locais onde os equipamentos estão instalados conseguimos inibir a ação dos bandidos.”

Diariamente, a Central de Emergência atende em média 150 ocorrências. As câmeras flagram principalmente furtos, perturbações, consumo de drogas e ainda indicam a movimentações suspeitas. Os novos pontos de monitoramento representam um investimento de R$ 800 mil do Governo do Estado, além da contrapartida da prefeitura municipal de R$ 220 mil referente à contratação da empresa que fará a transmissão da imagem do ponto de monitoramento até a central.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s