Documentário “Sabe lá o que é isso?”


Babi Jaques e Os Sicilianos pelo fotógrafo Marcos Bruno

E você, sabe lá o que é isso?

Produzido de forma totalmente independente e financiado com recursos próprios, o vídeo documentário “Sabe lá o que é isso”, que será lançado no próximo dia 6 de setembro na mostra de cinema da MIMO – Mostra Internacional de Música de Olinda, foi fruto da inquietação da banda pernambucana Babi Jaques & Os Sicilianos e de seus parceiros da Candiero Produções Audiovisuais.

Em homenagem aos 80 anos do Bloco de carnaval Batutas de São José, a banda convida o Maestro Spok para fazer uma nova versão do Hino de Batutas. Entre guitarras e distorções, o grupo investiga a evolução musical do frevo levantando uma discussão acerca das inovações estéticas ocorridas com esta manifestação ao longo do tempo. Ainda dentro da narrativa, o filme conta um pouco da história do carnaval de rua do Recife, da destruição física do bairro de São José na década de 1970 e dos 80 anos de resistência dos Batutas de São José. A produção conta com a participação do jornalista José Teles, do escritor e compositor Marcelo Varella e do radialista Hugo Martins, a enciclopédia viva do frevo.

O filme é dirigido e roteirizado pelo cineasta e escritor Wilson Freire, autor e diretor de dezenas de produções, dentre elas o internacionalmente premiado “As Três Marias”e os documentários “Miró, preto, pobre, poeta e periférico” e “Zé Monteiro, o homem que venceu as 5 mortes”. Como escritor, Wilson tem mais de 10 livros publicados e diversas canções em parceria com ícones da música brasileira, dentre elas estão “Chegança” e “Na pancada do Ganzá”, sucessos na voz de Antônio Carlos Nóbrega.

A produção deste documentário vem para reforçar ainda mais o intuito da Babi Jaques & Os Sicilianos quanto à  produção da arte nas mais diversas linguagens, firmando parcerias e agregando artistas independentes, provando mais uma vez que é possível, através de movimentação, vontade e diálogo, produzir e difundir arte sem grandes orçamentos. O grupo, que está gravando o seu primeiro disco, rodou todo o país durante dois anos realizando uma turnê nacional de lançamento e divulgação de seu primeiro registro fonográfico – Um EP contendo 7 faixas, gravado, produzido e distribuído de forma independente pelos próprios membros da banda – que passou por todas as regiões do país, contando com mais de 100 apresentações em 60 cidades de 13 estados brasileiros e igualmente conduzida e produzida pelo grupo, onde recebeu 15 premiações em alguns dos mais importantes festivais de música e mostras competitivas do Brasil.

https://vimeo.com/48528758

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s