Contadores públicos municipais recebem capacitação sobre nova contabilidade pública


Contadores públicos municipais recebem capacitação sobre nova contabilidade pública

Nos dias 19 e 20/11, aconteceu na AMFRI, à capacitação que tratou da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o Novo Plano de Contas (PCASP). Promovida pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, o evento teve como objetivo apresentar aos contadores públicos municipais e controladores internos da região, o novo padrão da contabilidade do país.

Os participantes puderam entender, praticar e utilizar a nova forma Contabilidade Pública, modificada por alterações nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e dos anexos da Lei nº 4.320/64. Composta por atividades teóricas e práticas, a capacitação foi conduzida pela mestre e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Janyluce Rezende Gama.

Entidades reguladoras no Brasil, as novas normas na composição do patrimônio público e as variações patrimoniais, foram alguns dos assuntos apresentados no primeiro dia (19). Já no segundo (20) alguns dos temas abordados foram os Aspectos e estrutura do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, o Sistema contábil e Exercícios Práticos sobre Patrimônio, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e lançamentos contábeis.

Contadores públicos municipais recebem capacitação sobre nova contabilidade pública

Janyluce explicou que como o sistema é novo, o procedimento está começando a ser realizado, e é normal se ter muitas dúvidas, mas o importante é esclarecer esta duvidas, e foi possível, pela participação dos presentes. “De uma forma geral ao final desta capacitação percebemos que conseguimos conciliar a teoria com a prática, principalmente porque testamos a teoria usando situações vivenciadas pelos participantes”, salientou.

A palestrante ainda destacou que o cronograma para 2013 deste novo plano já começou a ser cobrado pelo TCE/SC neste ano, mas a implantação para o novo sistema ocorrerá até o final de 2013. E que a partir de 2014 todos os itens debatidos sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o Novo Plano de Contas serão exigidos por todos os tribunais de contas dos estados brasileiros.

Para mais Informações: Assessoria de Comunicação AMFRI – (47) 3404-8000 ou imprensa@amfri.org.br.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s