Fórum apresenta modelo sueco de gestão de resíduos


modelo de gestão de resíduos

Sistema integrado de gestão de resíduos sólidos pautado pela sustentabilidade e inovação tecnológica será o foco da programação do 4º Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e Seminário Brasileiro-Sueco sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova que acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, no bloco J da Furb, em Blumenau. O evento conta com a presença de lideranças políticas e empresariais, profissionais que atuam na área de resíduos e gestores municipais.

Os destaques da programação são palestrantes internacionais, dentre eles professores e pesquisadores que atuam na Universidade de Borás e gestores de entidades suecas que desenvolvem projetos na área de resíduos. Na ocasião, serão apresentados temas como o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Resíduos na Suécia e a futura cooperação entre os países; o exemplo da cidade de Borás, na Suécia, no gerenciamento de resíduos; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Furb; como desenvolver um Plano de Gerenciamento de Resíduos; a responsabilidade dos produtores na Suécia no processo de reciclagem, entre outros assuntos.

O secretário executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa, ressalta a relevância do tema e do evento. “O gerenciamento dos resíduos sólidos é tema muito importante que já vem sendo tratado pela Ammvi há algum tempo e, para conhecermos melhor as experiências e tecnologias, realizamos uma viagem técnica à Europa em 2011 e firmamos convênios com entidades alemãs e suecas em 2012”, diz.

A comitiva sueca que está de passagem pela região do Médio Vale de 21 e 25 de janeiro, além de participar do Fórum, está visitando cooperativas de reciclagem e aterros sanitários na região para conhecer a realidade local, com vistas a projetos futuros.

O evento tem a parceria da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Borás Energia e Meio Ambiente e SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia.

Informações no site www.ammvi.org.br.

Usina

Além do sistema de gestão de resíduos, outro convênio da Ammvi em parceria com empresas e entidades da Alemanha tem como objetivo implantar uma usina de biogás na região. A biometanização, processo que transforma resíduo orgânico em gás metano, é um dos métodos utilizado em algumas regiões da Europa para reaproveitar a maior parte do lixo orgânico recolhido.

Anúncios

6 respostas em “Fórum apresenta modelo sueco de gestão de resíduos

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s