‪#‎EuCurto‬ a cidade de Ilhota


Ilhota, Dialison Cleber Vitti, Dialison Cleber, Dialison Vitti, Dialison, Cleber Vitti, Vitti, #DialisonCleberVitti, @dcvitti, dcvitti, #blogdodcvitti, Ilhota, 2014

O Município de Ilhota foi colonizado por imigrantes belgas, através de um empreendimento comercial liderado por Charles Maximiliano Luiz Van Lede, pesquisador e engenheiro que veio àquelas terras movido pelo desejo de encontrar riquezas minerais. A colônia belga foi aprovada em julho de 1845. A emancipação do município, desmembrado de Itajaí, deu-se em 21 de junho de 1958. 

O município, de paisagens rurais, é um dos maiores produtores da moda íntima e linha praia do Brasil, sendo a capital catarinense nesse segmento e também um dinâmico centro de compras de biquínis e lingerie. Desde a década de 1990, a indústria local do ramo cresceu em importância e hoje divide, com a agricultura, a base da economia.

O Rio Itajaí-Açu, por onde chegaram os nossos colonizadores, em 1845 vindos da Bélgica, passa próximo à área central da cidade. Na margem direita, ao redor da igreja matriz (1941), desenvolveu-se o núcleo urbano. Do outro lado, com acesso por balsa a partir do Centro, as terras férteis foram aproveitadas para lavouras. No meio do rio, não existe mais a pequena ilha que originou o nome do município, desaparecida após as duas grandes enchentes de 1880 e 1911.

Direta ou indiretamente, 55% (?) da população têm sua fonte de renda na área rural, caracterizada por pequenas propriedades. Cercados por Mata Atlântica, os parques aquáticos atraem moradores da região. Na cidade, a atração são as várias lojas de moda praia, lingerie e malharia confeccionadas no local.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s