O que é um tsunami meteorológico? Entenda o fenômeno que pode ter atingido sul catarinense


Tsunami meteorológico em Santa Catarina, Dialison, Dialison Cleber, Dialison Cleber Vitti, DialisonCleberVitti, Dialison Vitti, Dialison Ilhota, Cleber Vitti, Vitti, dcvitti, @dcvitti, #dcvitti, #DialisonCleberVitti, #blogdodcvitti, blogdodcvitti, blog do dcvitti, Ilhota, Newsletter, Feed, 2016, ツ

Uma variação súbita da pressão no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul transformou a paisagem no litoral catarinense no final deste domingo (16/10). O sol e o calor rapidamente deram lugar a um temporal com rajadas de ventos de até 97 km/h, formando o que o observador do Climaterra, Ronaldo Coutinho, apontou ser um “maremoto meteorológico” ou, como foi divulgado pela Defesa Civil, um tsunami meteorológico.

Esta é a segunda vez que o fenômeno é registrado no Estado em seis anos. Segundo Coutinho, o maremoto meteorológico registrado neste domingo é bastante semelhante com o que atingiu Sul da Ilha de Santa Catarina em 2010, quando as ondas atingiram 76 casas no Campeche, Armação e Barra da Lagoa. “Tinha uma linha de chuva desde o Rio Grande do Sul mais longe da costa. Com as trovoadas e o vento forte que soprou em direção ao litoral, formou-se uma esteira de ondas, que foram se empilhando criando o maremoto meteorológico”, explicou o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho. O mesmo fenômeno já foi registrado também duas vezes no Rio Grande do Sul, os dois casos na Praia do Cassino. Segundo Coutinho, o fenômeno está longe de ser considerado frequente em nosso litoral e afirma que é muito difícil de ser previsto com antecedência.

Problemas causados pelo fenômeno

Duas pessoas foram retiradas do mar em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, depois que uma onda levou o carro onde estavam, na Barra do Torneiro. Pelo menos três veículos precisaram ser retirados do mar pelo Corpo de Bombeiros em Balneário Rincão. Em Araranguá, a onda invadiu a faixa de areia e arrastou sete veículos. Também houve danos materiais em restaurantes e casas próximos da orla.

Fonte: Notícias do Dia

Anúncios

Uma resposta em “O que é um tsunami meteorológico? Entenda o fenômeno que pode ter atingido sul catarinense

  1. Pingback: Argumentos científicos sobre a ocorrência de um tsunami meteorológico na Ilha de Santa Catarina em 2009 | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s