O julgamento de Erol, representante da RSF na Turquia – A sala do tribunal estava lotado


O julgamento de Erol, representante da RSF na Turquia - A sala do tribunal estava lotado

Repórteres Sem Fronteiras8 de novembro de 2016. Quase uma centena de observadores fizeram a viagem para o tribunal de Istambul para o julgamento de Erol Onderoglu, representante da RSF na Turquia. Erol, Şebnem Korur Fincanci, Presidente da Fundação para os Direitos Humanos e Ahmet Nesin, renomado escritor turco acusado de “propaganda terrorista” por ter participado de uma campanha de solidariedade com diária curda. İnan Kızılkaya, editor do jornal, aparecendo ao lado deles.

Foi a reunião estávamos à espera apreensivo desde junho passado. Em junho deste ano foram detidos por dez dias. mobilização internacional liderado pela RSF tinha permitido que os três direitos humanos são deixados em liberdade condicional à espera de julgamento.

No bar, e Erol Şebnem única acusada presente, invocado o legítimo exercício da liberdade de expressão. Eles corajosamente recusou a possibilidade de que sua sentença ser comutada indulto, se eles foram condenados. Uma delegação de várias secções europeias da Repórteres Sem Fronteiras estava presente na audiência para apoiar o acusado.

Até onde vai Erdogan? É hora de dizer não a esta repressão sobre a imprensa em um país ainda oficialmente um candidato à adesão à União Europeia. Defender o pluralismo na Turquia é mais necessário do que nunca num momento em que a última crítica da mídia são liquidados um após o outro e onde mais de cem jornalistas definhando na prisão.

O julgamento de Erol e seus co-réus será retomado 11 de janeiro de 2017 em Istambul.

Turquia

A Turquia está na classificação 151 de 180 no ranking 2016 da liberdade de imprensa, publicado por RSF. Já muito preocupante, a situação tornou-se crítica da mídia sob o estado de emergência na sequência da tentativa de golpe de 15 de Julho. 700 cartões de imprensa foram cancelados, cerca de 150 títulos foram banidos da mesma forma e, como muitos jornalistas estão atualmente na prisão.

Os Repórteres Sem Fronteiras

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s