Secretaria da Educação é uma secretaria independente, uma prefeitura dentro da atual prefeitura


Facebook menção na postagem do blog da educação

Por esses dias, recebi uma notificação meio inusitado no Facebook. Fui marcado num post [acesse por este link] por uma colega da rede social, que no passado, já foi uma gestora da pasta da Secretaria Municipal de Educação de Ilhota, onde que havia postado um link divulgando uma das recentes atividades da secretaria. Logo que recebi o alerta, fiz um comentário no post, um dia depois. Não apagaram e ainda está, até quando, não sei. Por fim, resolvi eternizar essa ação, publicando tal feito no meu blog, não por nada, mas apenas para constar nos anais das minhas clipagens, para que um dia venha a usá-lo, imagino. Nunca se sabe o dia de amanhã.

Quanto ao post da professora, achei estranho em ser uma das 37 pessoas marcado na postagem. Não sou professor, muito menos, um funcionário da secretaria ou da prefeitura, mas um apoiador incondicional da educação, não a esta gestão, mas a própria política.

Na postagem, descobri que esta gestão da educação no município possui um blog, um canal de comunicação e/ou informação independente. Prática comum da secretaria, já que em administração anteriores, da mesma ideologia partidária, que eu sei, já trabalhavam com esse tipo plataforma, tinham um blog. Não sei a anterior, mas fui pesquisar pelo antigo blog e não encontrei, pode ser que eles estejam usando a mesma estrutura, quem sabe… vai saber!

Mas o que eu quero com isso? Algo simples, alertar para um pequeno grande detalhe. Duas na verdade. A primeira é dizer que a Secretaria de Educação é uma pasta independente, uma prefeitura dentro da própria prefeitura. Pelo menos é o que eu sinto. Como tem o maior orçamento, faz a gestão de muitas pessoas, tem mais do que um conselho gestor/deliberativo para controlar, o pessoal que trabalha lá imagina isso, vive esse frenesi. Os únicos problemas deles são: o político, que ainda está condicionado a decisão do prefeito e é ele quem tem a palavra final, e; uma contabilidade própria. Se a secretaria obtiver isso, se torna um poder paralelo dentro da estrutura da prefeitura.

A outra é dizer que a Prefeitura de Ilhota possui um departamento de comunicação, uma assessoria de imprensa, pra sem mais detalhista e acho que ela deveria ser mais atuante, organizativa com a produção de notícias e releases, mas está inchada, sem representatividade e o que circula por lá é o básico institucional. Erros, uma pauta truncada é algo comum por lá. Por isso minha crítica ao assessor.  Ilhota não possui nenhum veículo de comunicação consolidado, jornal impresso ou rádio e muitos, que buscam por notícias por informações, do município, vão até o site da prefeitura obter subsídios para seu conhecimento, algo que eu faço, regularmente. Se não há muitos conteúdos lá, é culpa de alguém, mas como não há cobrança, tanto faz com fez.

Todas os informes da administração, secretarias, autarquias e fundações, inclusive dos conselhos municipais, deveriam ser canalizados em um único canal. Infelizmente, não é assim, uma pena! Se é difícil encontrar informações no site da prefeitura, o que dizer de um blog da Secretaria de Educação se ninguém divulga? Agora eu sei que existe, porque fui marcado num post, por acidente (imagino) e os demais habitantes da cidade, estão cientes da existência do blog? Sabe lá Deus!

Tudo tem que ter algo atrativo para chamar a atenção das pessoas para alguma coisa. Seja com uma pitada de marketing, relações públicas, interatividade, visual moderno, atenção aos pequenos detalhes, capricho no trabalho, isso tudo faz diferença. Tô falando no quesito da comunicação. Sabemos identificar algo construído com dedicação e facão, mas tudo o que é feio nesta cidade, de cunho público, não se capricha. Não quero dizer que a Secretaria de Educação seja desonesta em ter seu próprio canal de comunicação, mas que esse canal seja sincronizado com a principal plataforma de comunicação da Prefeitura e divulgado aos quatro cantos.

Não sei os motivos que levaram a isso, desconheço, talvez estejam cumprindo uma instrução normativa do MEC, uma determinação judicial ou quem sabe essas inquestionáveis resoluções burocráticas que são expedidas dias sim, outra também, mas defendo a tese que toda estrutura da prefeitura devem ser, publicado em um único lugar, postado no seu site, e divulgado nas demais outras mídias, seja no Facebook, Twitter, Instagram ou num blog.

De qualquer forma, não sou jornalista por formação, mas um apaixonado pela profissão. Não será eu quem irá divulgar as ações da educação do meu município, mas posso indicar o seu blog da que é o www.seceducacaoilhota.blogspot.com. Acessem e boa leitura.

Com alegria,
#DialisonCleberVitti

Anúncios

Uma resposta em “Secretaria da Educação é uma secretaria independente, uma prefeitura dentro da atual prefeitura

  1. Pingback: Nova composição do COMED Ilhota só possui representações ligados ao governo municipal | Blog do dcvitti

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s