Avante México


Andrés Manuel López Obrador

Saudamos a opção do povo mexicano por eleger, para presidente da república, Andrés Manuel López Obrador. Uma atitude que não se intimidou com o avanço do pensamento conservador e de práticas políticas autoritárias e xenófobas que têm se mostrado, de forma cada vez menos dissimulada, o modus operandi das potências imperialistas e, em especial, dos EUA. Intervenções militares, bombardeios, bloqueios econômicos, deposições e/ou desestabilizações de governos legitimamente eleitos são algumas dessas práticas. Nesse sentido, ganha importante relevo simbólico a eleição de López Obrador para presidente do México, diante dos desafios a enfrentar.

Em um país marcado pelo domínio de oligarquias entreguistas aliadas ao capital externo e de grupos de narcotraficantes, onde predomina a violência, a corrupção e elevados índices de desigualdades sociais, Obrador tem a enorme responsabilidade de atacar os problemas sem capitular frente aos interesses dos poderosos internos e a pressão externa dos EUA. Portanto, a eleição de Obrador demonstra a possibilidade de se romper com o pensamento e práticas que se estabeleceram no mundo, nas três últimas décadas, como forças hegemônicas, e que têm violentado qualquer iniciativa de adoção de políticas com foco na justiça social.

A sociedade mexicana demonstrou no domingo do dia 2 de julho, nas urnas, seu descontentamento com o sistema político ao dar crédito à coalizão de centro-esquerda liderada por Obrador. À classe dominante nacional e ao imperialismo resta respeitarem essa opção popular. Ao presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador, compete cumprir suas promessas de campanha.

Salve à pátria grande!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s